JOÃO AUGUSTO

Arquiteto urbanista
fotógrafo | diretor criativo
© Catarina Ribeiro

Olá!
Sou João Augusto, arquiteto e urbanista com formação pela Universidade Federal de Sergipe (2014), fotógrafo e observador-curioso-criativo. 

Para mim, arquitetura e fotografia têm tudo a ver, pois ambas trabalham com o desenvolvimento da percepção humana em relação ao espaço em que nos encontramos.

Acredito que a Arquitetura é arte, e como tal, não se restringe apenas à materialização de ideias predeterminadas pelo nosso imaginário, mas também por àquelas concebidas e expressas através da sensorialidade e experimentação que esses espaços provocam. 

Em 2015, encontrei a fotografia quando buscava por um entendimento mais amplo sobre o que seria uma Arquitetura experimental. Dessa maneira, comecei a associar a fotografia e o vídeo ao trabalho projetual da arquitetura enquanto suporte para o desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais e de interiores, paisagismo e projetos urbanísticos. Além desses, passei a desenvolver ensaios artísticos autorais ligados a moda, retratos, objetos, entre outros.

Dessa maneira, vejo na fotografia e no trabalho audiovisual uma outra forma de enxergar o mundo a nossa volta; uma forma mais sensível, sutil, artística e experimental, é saber enxergar com uma maior intensidade aquilo que existe dentro de cada um de nós e sua respectiva relação com o espaço.